2º turno do PIPA Online | Começa amanhã

O PIPA Online é a categoria do Prêmio em que o vencedor é escolhido pelo público através da internet.

Os artistas podem escolher participar, ou não, da votação, já que esta não é uma etapa obrigatória a todos os indicados ao PIPA 2012.
Este ano o PIPA Online acontece em 2 turnos.

A votação para o 2º turno do PIPA Online 2012 começa no próximo domingo, dia 9, e vai até o dia 23 de setembro.
O artista mais votado receberá R$ 10mil e o segundo lugar R$ 5mil.

Por ser uma votação que acontece na internet, o PIPA Online possibilita a artistas de todas as regiões do Brasil, que trabalham com diferentes mídias, disputarem em igualdade. Além da competição, durante a votação o site do PIPA recebe muitas visitas, divulgando o trabalho de todos esses artistas.

No segundo turno, estarão concorrendo apenas os artistas que alcançaram o número mínimo de 300 votos do público no 1º turno.
Veja quem são eles:

(clique no nome do artista para abrir sua respectiva página)

Ayrson Heráclito
Natural de Salvador, Ayrson Heráclito vive e trabalha entre as cidades baianas Cachoeira e Salvador, e São Paulo.
Recebeu 566 votos no primeiro turno do PIPA Online.
Suas obras transitam pela instalação, performance, fotografia e audiovisual lidando com frequência com elementos da cultura afro-brasileira.

Berna Reale
Classificada com 525 votos no 1º turno, esta artista de Belém do Pará contou recentemente em entrevista ao PIPA, como concilia a arte com o trabalho como perita criminal. Frequentemente usando o próprio corpo em performances impactantes, Berna é considerada um dos grandes nomes da arte da Região Norte do país.

Bruno Dunley
Nascido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, Bruno mora em São Paulo.
O artista, que teve 448 votos dados pelo público, vê seus trabalhos como perguntas, sentenças sobre possibilidades de se realizar uma pintura, sobre o que ela é e o que se espera dela.

Bruno Miguel
O carioca Bruno Miguel recebeu 324 votos na primeira etapa da categoria online do PIPA.
Conforme descreve em seu site: “Sua pesquisa gira em torno da pintura de paisagem ou… Uma pesquisa sobre o tempo da e na paisagem pensado a partir de possíveis construções e representações da mesma. Utilizando para isso um ‘pensamento pictórico’ como ponto de partida e agregando a ele referências pessoais, a história da arte, mídias e cultura popular“.

Danielle Carcav
Danielle Carcav nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte, e vive atualmente no Rio de Janeiro. Conquistou 322 votos no 1º turno do PIPA Online.
Segundo Suzana Queiroga, a artista “enfrenta, em seus pinturas e desenhos, o desafio de abordar a percepção particular da infância sobre o mundo, estando esta envolta numa permanente atmosfera de dúvida, silêncio e espera”.

Fábio Baroli
Mineiro de Uberaba, Fábio foi o artista mais votado no 1º turno, com 1422 votos.
Em entrevista ao PIPA, o artista falou sobre como uma produção recente em telas pequenas, o levou a reaprender a pintar: “quando decidi diminuir o formato eu pensei ‘nossa, eu vou pintar pra caramba, se eu demoro 2 ou 3 dias pra pintar um painel grande, então pequenininho eu vou fazer aos montes’. Eu tava completamente equivocado…”

GIA – Grupo de Interferência Ambiental
Grupo criado em Salvador, Bahia, em 2002, o GIA foi indicado ao PIPA pela primeira vez em 2012 e obteve 307 votos no primeiro turno da categoria online.
O grupo é formado por arte-educadores, designers e artistas visuais que têm em comum, além da amizade, uma admiração pelas linguagens artísticas contemporâneas e sua pluralidade, mais especificamente àquelas relacionadas à arte e ao espaço público.

Iara Freiberg
De nacionalidades brasileira e argentina, esta artista que nasceu em São Paulo conquistou 337 votos do público na primeira etapa do PIPA Online.
Nas palavras de José Bento Ferreira “em face dos desenhos de Iara Freiberg, sente-se por vezes que se apagaram as luzes da História da Arte e tudo o que resta é a mera materialidade do espaço físico e o vazio guardado pelo solene silêncio das paredes“.

João Roberto Ripper
Conquistando 1258 votos do público, João Roberto Ripper se classificou com facilidade para o 2º turno do PIPA Online 2012.
Em sua página aqui no site do Prêmio, o fotógrafo e jornalista carioca fala um pouco sobre seu trabalho. Veja um trecho: “Tenho como proposta profissional colocar a minha fotografia a serviço das pessoas e comunidades que fotografo. É o que chamo de ‘fotografia compartilhada’ onde o fotografado sabe o que estou fazendo, porque estou fazendo e participa do processo. Tento produzir imagens não apenas das pessoas, mas junto às pessoas, buscando um olhar comum”.

Marta Neves
Formada em Desenho e Cinema de Animação, esta mineira de Belo Horizonte, teve 384 votos dados pelo público.
Em entrevista ao PIPA, a artista fala sobre como gosta de brincar de ver coisas grandiosas nas pequenas coisas do dia-a-dia: “Eu gosto de ver uma Monalisa almoçando no shopping, já vi uma Venus de Milo atravessando na rua…”

Paulo Nazareth
Natural de Governadores Valadares, Minas Gerais, teve 441 votos dados pelo público.
Recentemente o artista falou à Revista Veja sobre como sempre esteve em contato com a arte, só não sabia como nomeá-la: “A arte pode estar em todo lugar e eu sempre fui capaz de perceber a beleza das coisas desde criança. Minha mãe trabalhava como varredora de rua e sempre trazia objetos que encontrava para casa. Eu os transformava em brinquedos e aquilo já era fazer arte“.

Rogério Ghomes
Rogério, que é de Ponta Grossa mas vive em Londrina, Paraná, conquistou 345 no primeiro turno do PIPA Online 2012.
Apesar da formação em design, o artista atua mais nas artes visuais do que na comunicação visual, pesquisando justamente aos campos que unem as duas vertentes.
Professor, o artista conta em entrevista ao PIPA que encontra frescor e espaço para a discussão, necessários a sua pesquisa, no contato com seus alunos.

Sergio Allevato
O carioca Sergio Allevato teve uma arrancada nos últmos dias do primeiro turno, e se classificou com 320 votos para o segundo turno do PIPA Online.
À primeira vista, suas aquarelas parecem retratar a flora. Examinando melhor, porém, o observador descobre, mimetizados em partes da anatomia das plantas, personagens que povoam o imaginário infantil. O jogo proposto pelo artista é estendido a uma ampla pesquisa da botânica e da nacionalidade ou afinidade territorial dos personagens de desenhos animados e HQs.

Tinho (Walter Nomura)
Tinho obteve 342 votos no 1º turno.
Descendente de japoneses, reside e trabalha em São Paulo. Desde os anos 80 sua trajetória permeia alguns dos principais movimentos urbanos no Brasil, como o Skate, a Pichação, o Punk e o Hip-Hop. É um dos precursores e um dos nomes mais conhecidos do Graffiti na América Latina.
Entre seus interesses está uma pesquisa acerca dos relacionamentos humanos dentro da metrópole, assim como a relação dos habitantes com o meio onde vivem.

Washington Silvera
O curitibano Washington Silvera é um artista multidisciplinar, que estudou na UFPR mas concluiu sua formação de forma autodidata.
Recebeu um total de 322 votos do público na primeira etapa do PIPA Online 2012.
Tendo frequentado a marcenaria do pai desde criança, até hoje utiliza a madeira em grande parte dos seus trabalhos. Além de artista, trabalha também com gastronomia, e vê semelhanças nas duas áreas: “Também tem uma coisa de ateliê, a cozinha. São muitos instrumentos, muitas cores, muitas texturas, muita pesquisa…” Assista ao vídeo em que o artista fala dessa relação.

Diferença no sistema de votação do 1º para o 2º turno:

No primeiro turno, após uma falha técnica do Facebook, alguns artistas tiverem seus votos zerados. Somamos os votos recebidos antes e depois da constatação desse bug, para não prejudicar nenhum artista, mas isso mostrou a fragilidade do sistema de votação.

Por isso vamos alterar o sistema para o 2º turno:
Cada voto ainda estará ligado a um perfil do Facebook. Porém desta vez estaremos usando um aplicativo no nosso site.
A diferença está no local de armazenamento dos dados (votos). Antes os votos eram armazenados na plataforma do Facebook. Agora os dados de quem vota serão armazenados pelo site do Prêmio.

Desta forma, caso o sistema de votação apresente algum problema, teremos como checar quem votou em cada artista, e quantos votos cada artista recebeu do público.
Vale ressaltar que essas informações serão mantidas em sigilo e o PIPA compromete-se a NÃO utilizar os dados pessoais de quem votar para quaisquer fins, que não para a validação do próprio voto.

Para mais informações sobre o PIPA Online 2012, como cronograma e regras e valores da premiação, acesse a página da categoria.



Copyright © Instituto PIPA