Marcelo Amorim em São Paulo

Marcelo Amorim, indicado ao PIPA 2010, apresenta a exposição “Intervalo” na Galeria Jaqueline Martins.

Em “Intervalo”, o artista Marcelo Amorim faz da apropriação e da prática de colecionar imagens a estrutura de sua poética.

A Galeria Jaqueline Martins exibe entre 04/08, a partir das 12h, e 01/09/12 a exposição “Intervalo” do artista goiano radicado em São Paulo Marcelo Amorim. Marcelo ocupa os dois pavimentos da galeria com um gabinete de curiosidades, no qual apresenta uma série de trabalhos em desenho, pintura, fotografia, gravura e vídeo, realizados nos últimos cinco anos.

As obras de Marcelo Amorim estão caracterizadas pela intertextualidade entre as mídias – transformação e construção de fotografias pré-existentes, levantando questões sobre as possibilidades de processamento e significação da imagem.

O sentido dos signos e símbolos retirados do imaginário que cercam a cultura de massa e a vida cotidiana expressam a lógica da produção de Amorim, que amparado na apropriação de imagens coletadas em sebos, ilustrações e imagens de cinema e publicidade, entre outros, recupera retalhos de memórias afetivas que simbolizam o passado de forma inexorável.

As imagens, que antes pertenciam a um objetivo, podem se transformar em pinturas, desenhos, vídeo, fotografias e gravuras, colocando em pauta as questões da originalidade, da autenticidade e da autoria da obra de arte, além de questionar a natureza da arte e sua definição. Marcelo Amorim reinterpreta estas imagens, reiterando sentidos ou conferindo a elas novas apresentações, contextos e significados, associando-lhes.

“Intervalo”, de Marcelo Amorim
Abertura: 04 de agosto de 2012, das 12h ás 17h
Visitação: 04.08.12 a 01.09.12
Grátis

Galeria Jaqueline Martins
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 74, Pinheiros, São Paulo
tel. (11) 2628-1943
Seg. a sex., 12h /19h; sáb.12h/17h.
www.galeriajaquelinemartins.com

 



O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA